Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Uma espécie de vida

O impensável aconteceu

Que o racismo existe sei eu mas a verdade é que no dia-a-dia ou ando muito distraída ou não me dou conta dele... até ontem!

Foi todo um barraco no autocarro. Para começar o autocarro veio super atrasado, cerca de uma hora. Sinceramente não me interessa porque... A LT vai sempre arranjar desculpas... ou um acidente, ou obras, ou o papa enfim.. podem ver o nível da coisa não é.. Pontualidade não é com eles. Como calculam as pessoas já estavam saturadas e para ajudar a festa o autocarro ia cheio até ao canto mais recôndito. Eu felizmente ia sentada com o meu livrinho, na primeira fila da parte de trás o que me permitiu ver todo o espectáculo... ( esta última parte eu dispensava...)

 

Numa das paragens quando o autocarro arrancou uma senhora ia caindo e quando se recompõe começa a gritar que lhe tinham roubado a carteira. Gritar para quem perguntam vocês? Para o único preto que ia atrás dela... Acham que ela falou para alguma das brancas que também iam atrás dela e ao lado do senhor? Não! 

Eu compreendo que quando notamos que nos falta a carteira entremos em hiperventilação e perdemos a cabeça mas a senhora além do juízo ( o homem era enorme)  perdeu também a razão quando disse que queria ver a mala dele.. Eu ao inicio fiquei tão chocada com a rapidez em que ela acusou o homem e eu só olhava de boca aberta. Ela dizia que sentiu a porem a mão na mala ( e mala fechada não?) e ele a dizer que era trabalhador e não roubava. Ao inicio ninguém se meteu porque estava tudo meio abananado ( ou talvez só eu tivesse). Juro que cheguei a pensar que aquilo era para os apanhados.

Aquilo continuou a evoluir e o homem começou a tirar as coisas da mala mas a senhora já estava noutra e a falar com outras pessoas a dizer que lhe faltava a carteira... Ora ele ( como é óbvio não achou piada!) pegou no braço da mulher e obrigou-a a olhar para dentro da mala para ver como não estava lá. O homem ( como é natural) estava passado mas já a ficar um pouco agressivo e eu disse para ele se afastar porque assim ia perder a razão.

Ou seja, eu tinha apenas um vidro entre mim e a mulher que estava de costas para mim e o homem estava de frente para mim. Entretanto a mulher já estava consternada com a situação, enervada porque as pessoas estavam todas a dizer que ela foi injusta e caladinha na vidinha dela... mas o homem estava cada vez mais passado e a começar a perder a razão porque ela nem deitou mais achas para a fogueira. Ela fez aquela acusação grave mas por aí se ficou enquanto que o homem cada vez ardia mais até que agarrava a senhora pelo braço ( já com um senhor mulato a tentar acalma-lo). A mulher bem que se tentou acalmar e dizia-lhe que tinha sentido a mexerem na mala e que tinha lá tudo e o homem só lhe gritava a dizer que era trabalhador e não ladrão. Até que a mulher já estava num caco e o homem ainda tinha toda uma fúria por gastar e deu-lhe um estalo.

 

Aí acabou a conversa. O senhor separou-os, eu e outras pessoas tentamos acalmar a mulher que coitada só se queria enfiar num buraco tanto que nem reagiu à chapada.

 

Num resumo, a senhora agiu mal em só acusar uma pessoa. Eu compreendo que ela pedisse para mostrar as malas, quem é que é roubado e não tem vontade de fazer isso às pessoas à sua volta?

Agora ele perdeu toda a razão quando lhe bateu. É que se tivesse batido quando ela o acusou... ok tinha reagido a muito quente mas não.. ele deu-lhe a chapada quando a mulher já nem abria a boca para falar...

Enfim foi um episódio triste. Nunca tal me tinha acontecido chocou-me de tal maneira que nem consegui voltar à leitura. À senhora disse que foi injusta em ter acusado a pessoa e para se acalmar e ligar à policia e aos bancos. Ao homem apeteceu-me dizer que tinha toda a razão em se sentir ofendido até lhe bater. Ai tinha perdido toda a razão.. mas ele estava ao telemóvel e não o quis interromper que ainda sobrava para mim...

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.